José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

UNIÃO IBÉRICA (5)


(*) Mendonça Júnior
A controvérsia sobre Espanha e o Futuro começa fortemente a surgir entre políticos e comentadores dos nossos vizinhos…

1. A primeira parte de uma longa recente entrevista ao “Expresso”, EXP, dada por José Maria Aznar, JMA, e publicada na Internet, teve para a UI; um grande interesse, por razões óbvias do tema que tem vindo a publicitar: uma «… União Ibérica constituída por estados federados das suas regiões – portuguesas e espanholas – do continente e ilhas».

Aznar começa por discordar do actual Governo de Espanha, o de José Luís Zapatero – que conseguiu o apoio necessário para fazer aprovar o novo Estatuto da Catalunha – afirma que se trata de «um processo de desintegração de Espanha…na melhor das hipóteses, passaremos a ter menos Espanha, e na pior corremos um sério risco de desintegração do país, pela primeira vez em muito tempo».
O ex-Presidente do Governo espanhol: «insiste em que existe o risco de balcanização de Espanha… e que ninguém sabe as consequências que produz o risco de atrofiamento de um país. Mas nunca podem ser boas. Serão consequências profundamente negativas. Parte do dano já está feito e será muito difícil de recuperar, outra parte parece talvez evitar-se, mas, sinceramente, não me parece que haja vontade de o evitar. Mas, definitivamente, esse risco existe».

Quanto aos instrumentos necessários às descentralizações das regiões autónomas espanholas, Aznar afirma que a «Espanha levou esse processo até às últimas consequências, e é, provavelmente, o país mais descentralizador do Mundo».
EXP-«Mas esse não é o caminho de um Estado federal?
JMA-«O Estado federal é exactamente aquilo que os independentistas e os separatistas não querem. É claro que o não querem, porque o Estado federal significa, em larga medida, o que significa também o Estado actual: uma nação de cidadãos livres, iguais entre si e solidários. Julgo que o que se perspectiva é uma não-nação e, além disso, uma espécie de confederação com territórios que têm privilégios e direitos que outros territórios não possuem. E confundir o direito à diferença, constitucionalmente reconhecido e garantido, com a diferença de direitos é um erro político de dimensões históricas».

EXP
-«E, perante a voracidade dos nacionalismos, não se está a formar uma espécie de nacionalismo espanhol com as mesmas características?»
JMA-«Não. Eu penso que é isso que marca o elemento diferenciador: que os nacionalistas pratiquem o nacionalismo, eu, que não sou nacionalista e que não gosto de nacionalismos, até posso compreender; que os independentistas pratiquem o independentismo, também posso entendê-lo, embora não perfilhe as suas ideias (UI – contradição??? parece óbvio, será???); mas que o governo do meu país seja cúmplice dessas políticas, isso é totalmente incompreensível, e é o factor que, neste momento, distorce completamente a política espanhola».

UI – Parece óbvio que a principal “razão de ser” de José Maria Aznar, líder derrotado nas últimas eleições legislativas espanholas, não fugiu à regra da OPOSIÇÂO: ao criticar, por sistema, o actual governo espanhol por recear as “independências” que dividem “fragelizando”, (UI – o que é consensualmente verdadeiro: “dividir para conquistar”); mas sem opinar por uma federação, “in medio virtus est”; mantendo, pela razão, a “união faz a força” de uma Espanha e o Futuro.

2. A segunda parte da entrevista pontuou-se sobre assuntos político-sócio-económicos em que o entrevistado enaltece os valores da sua governação – internacionalmente reconhecidos no patamar cimeiro da União Europeia – através de uma exemplar entrevista no semanário “Expresso”.

NOTA: Os “negritos” são da responsabilidade do autor.
(*) Coronel de Cavalaria.