José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

sábado, agosto 06, 2005

UNIÃO IBÉRICA (IV)


(*) MENDONÇA JÚNIOR

Como é sabido tenho vindo a publicitar na Internet, a tese IBERISTA, com o fim de suscitar o debate, entre portugueses e espanhóis, para uma profunda e séria reflexão. Os resultados são deveras elucidativos e agrupam-se em três opiniões bem definidas.

Os que negam a tese – refugiando-se no tradicional “papão espanhol”, «De Espanha nem bom vento nem bom casamento» – chamando-me nomes feios e até de antipatriota. Daqueles, uma grande parte, “não dão a cara”: preferem o anonimato.

Os que admitem a tese, numa forma íntima de parceria mas sem entrar em detalhes, em termos políticos, ou por ser “ainda prematura a sua reflexão”.

Os que aceitam a tese, revelando o seu entusiasmo, verbalmente ou por escrito.

O ano passado, mais ou menos por esta altura, recebi, pelo correio postal, da Fundação Catalunha-
-Portugal o seu Boletim Semanal do seu primeiro número, 1/09/2004, «…que pretende, como é lógico, dar uma maior visibilidade e projecção públicas às actividades e projectos desenvolvidos ao longo do ano». Com a revista, em separata, vieram intervenções do tema tratado no seu IIº Fórum da Comunicação, 9-11 de Julho de 2004, onde se debateram «As relações inter-peninsulares no quadro da União Europeia».

O que me mereceu especial atenção foi, o debate da tese federativa da União Ibérica, nos aspectos de controvérsia que já está despertando.

Refiro-me, às intervenções de três portugueses que estavam presentes.

Jaime Nogueira Pinto referiu-se à publicação de um seu artigo: “O regresso dos reis” exprime o sentir da grande maioria dos portugueses que se recusam a aceitar que a única solução que nos pode restar é a integração no país vizinho». O que não é, com se sabe, o defendido pela tese.

Mário Bettencourt Resendes na sua síntese conclusiva acrescentou: «Diria que, provavelmente, ainda não lá chegamos, mas muito do que ouvimos, ao longo do dia, indica-nos que podemos estar mais perto, e que é possível chegar a essa meta».

Carlos Monjardino – e Artur Suqué são co-presidentes da Fundação – observou: « Para contrapor esse sentimento não basta evocar o passado. É necessário oferecermos uma alternativa, um projecto de futuro, dar-lhe sentido e razão. Caso contrário, será difícil deter este nacional-pessimismo suicida». E completou dizendo: «Convém sermos realistas e corajosos e assumir que chegou a hora de analisar, com serenidade, pragmatismo e sobretudo visão do futuro, a espinhosa questão de sabermos se existe e é possível encontrar uma forma de convivência que não só ponha fim às querelas seculares entre povos, Nações, regiões e Estados Ibéricos mas que, acima de tudo, transforme em sinergia capaz de dar sentido às particularidades de cada um.»

COMENTÁRIO: As opiniões citadas revelam as suas bem vincadas carismáticas personalidades: Nogueira Pinto, gestor de empresas e colunista; Bettencourt Resendes, administrador de um diário nacional; Monjardino, empresário internacional e independente.

Ramalho Eanes, numa carta, a mim dirigida, em 14/03/2003, opinou: «Discutir, seriamente, a hipótese Iberista seria, sempre, salutar para o país».


(*) Coronel de Cavalaria