José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

quarta-feira, janeiro 09, 2008

FEDERAÇÃO IBÉRICA (XIX)


(*) Mendonça Júnior
«A MELHORIA DA VIVÊNCIA DOS PORTUGUESES E ESPANHOIS, EXCEPCIONAL PRESENÇA NA UNIÃO EUROPEIA E NO MUNDO RESIDIRÁ NUMA UNIÃO IBÉRICA CONSTITUIDA POR ESTADOS FEDERADOS DAS SUAS REGIÕES E ILHAS».

1 – Vejo com prazer que se vai clarificando cada vez mais tese da UNIÃO IBÉRICA que temos vindo a publicar, desde 2 Abril de 2002 nos jornais de grande referência da Comunicação Social, e, posteriormente na internet desde 21 de Abril de 2005 em diante.
1.1 – No total, até hoje, são 50 artigos meus e de personalidades portugueses e espanholas que concordam com a tese.
1.2 – Do lado espanhol dizem que, por enquanto, só lhes interessa o sector económico e nalguns “buracos” onde os portugueses não querem aproveitar por incompetência ou “horror ao trabalho”.
1.3 – Do lado português ainda há quem pense em considerar Espanha como o “papão” que engolirá Portugal.
Esquecendo-se que durante a multissecular vivência dos dois países os portugueses sempre venceram, em renhidas batalhas os espanhois. Está hoje provado que hoje uma guerra entre os dois seria impossível de acontecer, dado que ambos fazem parte da União Europeia.

2 – Numa federação todos estão em pé de igualdade dependendo democraticamente quem a irá governar e durante o tempo que lhe for constitucionalmente atribuído. Nesse sentido não estará fora de questão que, um dia, o governo possa ser formado por portugueses inclusive o presidente da federação se sitiar em Lisboa se assim for decidido por ambas as partes.
2.1 – Como já sucedeu na UE: portugueses acabam de o passar aos eslovenos e será assim por diante.

3 – SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA: há que distinguir.
3.1 – Portugal já perdeu muito da sua soberania (agora a cargo de Bruxelas) mas não perdeu a sua independência que ficou agora mais forte por fazer parte da UE.

4 – INGENUIDADE: para os que classificam a tese dessa maneira sugerimos uma vista aos países que se federaram, obviamente cada um à sua maneira: Alemanha, Áustria, Austrália Bélgica, Brasil, Grã-Bretanha, Rússia, Suiça, etc. que sobrevivem cada vez mais fortes, como se sabe, pela união das suas regiões.

5 – Para aqueles que não acreditam no Pai Natal…faço votos que, para o ano, se enquadrem na idiossincrasia tradicional multissecular dos portugueses de gema para se orientarem numa realística futura soberania e independência aliando-se nas suas e outras regiões como o fizeram, em antanho, do Minho a Timor e que agora, para garantir a sua sobrevivência, é do melhor bom senso, debater o objectivo da tese que defendemos e que já está a dar os primeiros passos.
5.1 – Em síntese: as regiões de Portugal+as regiões de Espanha=Federação Ibérica.
5.2 – Isto é, uma federação que se constituirá com mais de 50 milhões de habitantes.
5.3 – Formar-se-á mais um fortíssimo estado na UE, onde a votação “per capita” é decisiva.

6 – O “braço dado” na constituição da FEDERAÇÃO IBÉRICA trará extraordinários benefícios para portugueses e espanhois o que será amplamente reforçado pelas milionárias afinidades culturais do binário Portugal-Espanha no Mundo.

(*) Coronel de Cavalaria
EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior,
e-mail: mailto:mendoncajunior@gmail.com
– Senado News, site: http://senadonews.blogspot.com/
e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site: http://uniaoiberica.blogspot.com/
e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site: http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/
e-mail: lale.amizade@gmail.com