José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

segunda-feira, maio 12, 2008

ESPANHA-O EXEMPLO


(*) Belmiro Vieira

A ESPANHA é o país da União Europeia onde se trabalha mais.

Em termos concretos labora-se ali, em média, 39,6 horas por semana, enquanto nos demais países comunitários não se vai além das 36-37 horas.

Quem faz esta revelação é a EUROSTAT, que chega mesmo a admitir que essa média possa em breve ser superada, como uma das formas para minimizar os efeitos da crise económica que, gerada pelo disparatado aumento do petróleo e pela escassez de bens alimentares, se avizinha ameaçando tudo e todos.

Em Espanha, sabem os que a conhecem minimamente, respeita-se muito a regra que lembra que um bom gestor é aquele que, perante dificuldades surgidas, procura aumentar as suas receitas não despedindo a mão de obra laboral ou reduzindo o tempo de trabalho.

Um bom gestor é aquele que procura aumentar os ganhos por via do empenho da força do trabalho disponível.

É esse apelo ao trabalho, que envolve não apenas os efectivos laborais mas também a gestão e o próprio capital que explica o facto de a Espanha ter sido nos últimos tempos – e ainda é – o país da Europa dos 27 com maiores índices de crescimento.

Mas não é só no apego ao trabalho que os nossos vizinhos dão exemplo.
Com efeito, eles se empenham voluntariamente em tudo o que fazem, para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Pode-se mesmo afirmar que tem o gosto de estar sempre na primeira fila, como documentam actos do passado como do presente.

Para melhor explicar essa sua propensão para o protagonismo, permitimo-nos recordar a seguir alguns factos, tanto do presente como do passado, que o documentam.
Ei-los:

POLÍTICA:
O segundo governo de José Maria Zapatero, constituido recentemente, dispõe de 18 ministros dos quais 9 são homens e 9 são mulheres.
O que, como diz o Zé, é uma bofetada, sem mão, nos países que proclamam igualdade plena de direitos mas só no papel, já que em termos práticos as mulheres são sempre discriminadas.
Ainda no capítulo da política importa igualmente destacar que uma das primeiras medidas tomadas pelo novo governo foi a baixa nos impostos, isto no preciso momento em que os demais governos europeus dizem não a menos impostos.

LITERATURA:
CERVANTES ( autor do célebre “Don Quixote”, que tem servido de tema para muitos filmes e obras teatrais) assim como Miguel de Unamuno e Garcia Lorca são figuras de destaque na Literatura Europeia e Mundial.

ARTES PLÁSTICAS (PINTURA):
Velasquez, Pablo Picasso (o re-inventor da pintura), Goya e Salvador Dali são nomes sonantes à escala mundial, tendo deixado obras que ilustram vários museus e suscitam disputas acesas e curiosas quando postas em hasta pública.

CANÇÃO E BELO CANTO:
Voz inolvidável, Júlio Iglésias foi e ainda é um autêntico rei da canção popular, enquanto no chamado belo canto, Plácido Domingo e José Carrera formam, com o italiano Pavarotti, o trio que ora domina o sector.

ARQUITECTURA:
Quase todas as grandes cidades espanholas contem obras notáveis e dignas de serem apreciadas, mas e seguramente no domínio da chamada arquitectura religiosa que estão na primeira fila.
Com efeito, monumentos de extraordinária beleza e imponência como são as catedrais de Leôn, Burgos, São Tiago de Compostela, Toledo e bem assim a sagrada família, que o génio de Antonio Gaudi, implantou em Barcelona, só encontram rivais na Itália.
Isto a nível da Europa.

TURISMO:
Mais de 40 milhões de turistas todos os anos são uma referência que faz da Espanha a capital europeia ou mesmo mundial do turismo.

DESPORTO:
Real Madrid e Barcelona estão entre os maiores clubes de futebol do Mundo; o espanhol Alonzo, recém-chegado às corridas automobilísticas da chamada fórmula I, é já bi-campeão; Daniel Pedrosa e Jorge Lourenço vêm disputando com o italiano Valentino Rossi a liderança do mundial de motociclismo na sua categoria rainha; Carlos Sains é um ralista que corre sempre na frente; no hóquei em patins a selecção espanhola é campeão permanente.

TAUROMAQUIA:
Aqui o domínio dos compatriotas de Rodriguez Sanchez Manolete é total.

ACTIVIDADE RELIGIOSA:
País onde o catolicismo predomina, a Espanha não podia deixar de apresentar figuras e factos dignos de ser evocados como exemplos.
Lembra-nos duas dessas figuras:
– Tereza de Ávila, uma mulher, que fundou mais de uma quinzena de mosteiros e, sendo também escritora, escreveu 10 livros e 14.700 cartas das quais a maioria se extraviou restando apenas 1.200;
– José Maria Escrivã de Balaguer, o fundador da “Opus Dei”, uma congregação religiosa, que merece respeito e admiração, sobretudo pelas obras que vem realizando, tanto no domínio da Religião como do Ensino.

A ESPANHA TAMBÉM SE DISTINGUE:
– Pela relação exemplar que tem mantido com as suas antigas colónias. Coisa que infelizmente não se verifica com outros países europeus que possuíram colónias.
– Por um facto visível a olhos nús por qualquer um: a monarquia espanhola é um exemplo de que é possível uma convivência harmoniosa entre esse regime e a chamada democracia.
– Pela convivência quotidiana que a Família Real (o rei D. Juan Carlos, a rainha Sofia, o príncipe Filipe e irmãos) vem mantendo com os cidadãos e que faz deles todos uns autênticos campeões de popularidade, como facilmente se pode documentar.
– Pelo sentimento, de relevante amizade elevada ao mais alto grau, do Rei de Espanha em relação a Portugal:
«Espanha é a minha pátria, Portugal o meu país, disse o Rei Juan Carlos, – publicitando em 08/05/08, – que apesar de ter nascido em Roma e vivido na Suiça, foi Portugal que lhe ficou na alma».

Esta é a Espanha dos bons ventos…
(*) Jornalista
EDITORIAL
Temas e Debates
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com


9 Comments:

Blogger Talassa said...

O futuro de Portugal passa por uma união descomplexada com Espanha.Portugal,infelizmente,tem vindo a desperdiçar sucessivamente todas as oportunidades para se elevar ao nível da Europa Ocidental. Os nossos políticos destruiram todo o crédito concedido pelo povo após o 25 de Abril de 74.Resta-nos a ilusão da bandeira, do hino e do futebol.Nacionalismo bafiento que não dá emprego, não mata a fome, não dá educação, justiça ou saúde.

segunda-feira, maio 26, 2008  
Blogger Unknown said...

Meu Deus, tanto disparate...

Como sou um blogdependente fato-me de ler disparates mas, confesso, este merece um óscar!

quarta-feira, outubro 29, 2008  
Blogger blogger said...

ih

sexta-feira, janeiro 30, 2009  
Blogger blogger said...

ih

sexta-feira, janeiro 30, 2009  
Blogger blogger said...

ih

sexta-feira, janeiro 30, 2009  
Blogger blogger said...

ih

sexta-feira, janeiro 30, 2009  
Blogger blogger said...

MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
Obrigado por ter respondido da maneira habitual.
Refiro-me ao futuro. Não aos Velhos do Restelo de hoje:
Daqui a dez anos já não estarão em condições de usar o computador;
Daqui quinze anos estarão incapacitados;
Daqui a vinte anos estarão mortos;
Entretanto mais um Ano Bom para si.
Esta minha tese pode ser consultada em:
– Mendonça Júnior, site: http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– União Ibérica, site: http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com

sexta-feira, janeiro 30, 2009  
Blogger blogger said...

MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
A “grande crise” acabará por suceder a prazo.
Na União Europeia, hoje, somos 27, outros juntar-se-ão.
Os “Velhos do Restelo já morreram no início das descobertas marítimas.
Entretanto os “Ventos da História continuarão a soprar, como sempre o fizeram, reduzindo Portugal e a Espanha à sua actual pequenez contrariamente a um passado quando dominavam o Mundo de Este e Oeste.
Na Península Ibérica somos só dois com uma vontade imperiosa de viver… mas de costas voltadas.
Portugal a constituir por regiões será um notável passo para que não fujam para as independências.
Açores já ameaçou.
Madeira já há quem a admite.
No Futuro um só poder governará o Mundo onde cada parcela existirá – ou não - conservando as suas culturas de acordo com a sua hierárquica posição do seu potencial humano, dimensão territorial e recursos da natureza.
Uma Federação Ibérica será um escudado passo para a sobrevivência dos seus povos.
– União Ibérica:
– site: http://uniaoiberica.blogspot.com/
– e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com

segunda-feira, março 16, 2009  
Blogger blogger said...

MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
A “grande crise” acabará por suceder a prazo.
Na União Europeia, hoje, somos 27, outros juntar-se-ão.
Os “Velhos do Restelo já morreram no início das descobertas marítimas.
Entretanto os “Ventos da História continuarão a soprar, como sempre o fizeram, reduzindo Portugal e a Espanha à sua actual pequenez contrariamente a um passado quando dominavam o Mundo de Este e Oeste.
Na Península Ibérica somos só dois com uma vontade imperiosa de viver… mas de costas voltadas.
Portugal a constituir por regiões será um notável passo para que não fujam para as independências.
Açores já ameaçou.
Madeira já há quem a admite.
No Futuro um só poder governará o Mundo onde cada parcela existirá – ou não - conservando as suas culturas de acordo com a sua hierárquica posição do seu potencial humano, dimensão territorial e recursos da natureza.
Uma Federação Ibérica será um escudado passo para a sobrevivência dos seus povos.
– União Ibérica:
– site: http://uniaoiberica.blogspot.com/
– e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com

segunda-feira, março 16, 2009  

Enviar um comentário

<< Home