José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

quarta-feira, novembro 21, 2007

INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA? NÃO! FEDERAR-SE -SE NUMA UNIÃO IBÉRICA IBÉRIC!A? SIM!


(*) Mendonça Júnior
No dia 13 de Novembro de 2007 na página do Diário de Notícias na Internet, – no terceiro texto das suas epígrafes no NACIONAL – inseriu um longo comentário de Gabriel Drumond que intitulou: “Estamos num país que vive uma ditadura”.

O deputado do PSD/MADEIRA iniciou a sua opinião, aos jornalistas Lília Bernardes e Manuel Nicolau-DN FUNCHAL, dizendo:

«Não é falta de bom senso voltar a falar da independência da Madeira?» (sic).

E acrescentou:
«Não. Para mim a independência da Madeira é um assunto que está presente desde 1974.
Nunca perguntaram ao povo da Madeira que estatuto político queriam para as “ilhas adjacentes”.
A Constituição de 1976 foi uma farsa.
Chamaram-nos regiões autónomas mas restringiram-nos poderes de tal forma que o Estado enviou um ministro da República residente que, ainda hoje, continua hospedado no Palácio de São Lourenço, agora com o título de representante» (sic).

De imediato apraz-me perguntar se nessa altura, 1976, o Povo da Madeira, foi consultado sobre o que significava ser uma “região autónoma”?
Todos sabemos que não foi!

Portugal era do Minho a Timor e depois passou a ser do Minho ao Algarve com mais duas regiões autónomas: Madeira e Açores.
É sabido que se tratou de um estatuto político mais avançado em termos de soberania.

Mas para o Sr. Deputado não chega que a Madeira tenha uma “verdadeira autonomia” como a que na realidade foi constituída.
Isto é:
«Partilhar a mesma bandeira, hino, Presidente da República, Forças Armadas, polícias, Negócios Estrangeiros» (sic).
O Sr. Deputado quer mais quando diz:
«O resto seremos nós a legislar» (sic).

Com essa ideia o Sr. Deputado defende uma independência para a Madeira.

O Sr. Deputado do PSD/M dá a entender que quer continuar a ser Português!
Já pensou que com a independência os madeirenses deixariam de ser Portugueses… com sucedeu nos nossos ex-territórios de Além-Mar?

Oh! Sr. Deputado do PSD/M…
Não lhe ocorreu que para serem os madeirenses a legislar, como defende, já existem estatutos políticos onde se partilha também esse poder legislativo – actualmente em vivência em vários países no nosso Planeta – que se chamam FEDERAÇÕES?

Pois bem, a União Ibérica tem vindo a publicitar, também na Internet, uma tese:
«A MELHORIA DA VIVÊNCIA DOS PORTUGUESES E ESPANHOIS, EXCEPCIONAL PRESENÇA NA UNIÃO EUROPEIA E NO MUNDO RESIDIRÁ NUMA UNIÃO IBÉRICA CONSTITUIDA POR ESTADOS FEDERADOS DAS SUAS REGIÕES E ILHAS».

Finalmente, Sr. Deputado do PSD/M…
Não será de melhor bom senso evitar esse seu radicalismo e desbocadas acusações do modo como terminou os seus comentários:
«Estamos num país que vive uma ditadura. Comparo Sócrates a Hugo Chávez da Venezuela. Só que Chávez está a fazer uma revolução, Sócrates é mais o Putin de Portugal, um mentiroso» (sic).

(*) Coronel de Cavalaria.
– Fundador e Presidente do “blog” UNIÃO IBÉRICA:
http://uniaoiberica.blogspot.com/

EDITORIAL
Temas e Debates

– Mendonça Júnior,
e-mail:
mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/
e-mail:
senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/
e-mail:
uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/
e-mail:
lale.amizade@gmail.com

2 Comments:

Blogger MCA said...

Pois é senhor coronel, mas não pensou que numa união ibérica também os portugueses deixariam de ser portugueses, ou melhor, seriam portugueses comos catalães~ou os galegos. Mas, para os estrangeiros, seríamos espanhóis. É isso que quer? Pensei que tinha jurado defender a nossa bandeira e a nossa independência...
Desculpe, mas choca-me profundamente ver um militar em quem, como cidadã, coloco a confiança na defesa da independência nacional a defender precisamente o contrário. Na eventualidade de uma união ibérica, teriamos de ser nós, cidadãos civis, a pegar em armas e a fazer aquilo que é função dos militares.

quarta-feira, janeiro 02, 2008  
Blogger blogger said...

MENDONÇA JÚNIOR, Coronel de Cavalaria
*Apelo ao “sapo pt” no sentido de não publicarem os comentários de Vossas Notícias – enviadas por aqueles que a coberto de um pseudo-anonimato – empregam palavrões que em nada dignificam o elevado prestígio cultural da generalidade do nosso idioma, com más repercussões na educação das crianças, formação e repúdio de adultos, por todo o Mundo.
LISBOA.

sexta-feira, janeiro 30, 2009  

Enviar um comentário

<< Home