José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

terça-feira, janeiro 06, 2009

A MADEIRA QUER FEDERALISMO


(*) Mendonça Júnior

Foi com o título em epigrafe que o semanário EXPRESSO noticiou na edição da sua primeira pagina, em 3 de Janeiro de 2009 o que, com a devida vénia, transcrevemos alguns extractos em itálico:

«Ainda a polémica dos Açores não terminou já se avizinha uma nova. Jardim e César querem mais autonomia e já se fala em federação.
O presidente da Assembleia Regional da Madeira assume que o objectivo é constituir uma federação.
“Gostava de ver um Estado Federado para o tempo dos meus netos e não me sentiria menos português por isso” diz Miguel Mendonça, que todavia declara que o Governo da Região não quer discutir para já o estatuto da Madeira”.
A ideia de uma federação, embora não perfilhada politicamente, também é defendida
nos Açores e o seu principal teórico foi em tempos o presidente da Assembleia Regional».

Como se sabe tenho vindo a publicar na internet no blogue da UNIÃO IBÉRICA um conjunto de 18 artigos intitulados Federação Ibérica com base no seguinte tema:

«A melhoria da vivência dos portugueses e espanhois, excepcional presença na União Europeia e no Mundo, residirá numa União Ibérica constituída por estados federados das suas regiões do continente e ilhas».

Entretanto como já tenho vindo a referir na internet o processo terá de se desenvolver primeiramente na constituição de regiões portuguesas e espanholas para que não fujam para independências.

Estou perfeitamente ciente que a defesa desta tese será a raiz a consolidar, num futuro que não será muito próximo, dada a sua complexidade político-sócio-económica. Mas se enquadra no adágio “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.

Do lado português, os recentes acontecimentos entre Cavaco Silva e o Parlamento vieram empolar as regiões autónomas em termos federativos e relembrar a intenção de constituir regiões em Portugal Continental conforme já foi prometido por Sócrates.

Do lado espanhol já existem regiões que se encontram em risco de se tornaram independentes o que Espanha pretende a todo o custo evitar.

Da união de todas essas regiões, “a união faz a força”, nascerá uma Federação Ibérica.
(*) Coronel de Cavalaria

EDITORIAL
Temas e Debates

– Mendonça Júnior, site:
http://mendoncajunior.blogspot.com/ e-mail: mendoncajunior24@gmail.com
– Senado News, site:
http://senadonews.blogspot.com/ e-mail: senadonews@gmail.com
– União Ibérica, site:
http://uniaoiberica.blogspot.com/ e-mail: uniaoiberica.federacao@gmail.com
– Liga da Amizade Luso Espanhola-LALE, site:
http://ligaamizadelusoespanhola.blogspot.com/ e-mail: lale.amizade@gmail.com