José Maria de Mendonça Júnior, Coronel de Cavalaria do Exército Português.

Vivência Militar: Portugal, Angola, França, Alemanha, Macau e Timor.

Condecorações: Serviços Distintos e Relevantes Com Palma, De Mérito, Avis, Cruz Vermelha, De Campanhas.

Vivência turística: Madeira, Açores, Espanha, Baleares, Canárias, França, Alemanha, Inglaterra, Italía, Suiça, Malta, Brasil, Paraguai, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, Indonésia, Singapura, Austráia, Filipinas, China.

Idiomas: português (de preferência), Espanhol, Francês, Inglês.

A melhoria da vivência dos portugueses e dos espanhois, excepcional presensa na União Europeia e no Mundo, residirá¡ numa UNIÃO IBérica constituída por Estados Federados das suas regiões do continente e das ilhas.
 
Esta tese é enviada por http://uniaoiberica.blogspot.com/ podendo ser correspondida pelo e-mail uniaoiberica.federacao@gmail.com ou pelo correio postal: União Ibérica, Av. Bombeiros Voluntários, 66, 5º Frente, 1495-023 Algés, Portugal; Tel: 00 351 21 410 69 41; Fax: 00 351 21 412 03 96.

Pesquisá pelo google.pt ou pelo sapo.pt

domingo, setembro 09, 2007

INTERROGAÇÕES!!!???


(*) Mendonça júnior

Recordando a secular expressão da gota de água em pedra dura… parece oportuno reproduzir o secular ditado:

1 – …a gota de água seria:
«A MELHORIA DA VIVÊNCIA DOS PORTUGUESES E ESPANHOIS, EXCEPCIONAL PRESENÇA NA UNIÃO EUROPEIA E NO MUNDO RESIDIRÁ NUMA UNIÃO IBÉRICA CONSTITUIDA POR ESTADOS FEDERADOS DAS SUAS REGIÕES E ILHAS».

2 – … a pedra dura seria:
«Os que ainda persistem em confundir a Federação Ibérica, que se defende na União Ibérica aqui exposta na internet, como “mais uma região autónoma de Espanha”, por exemplo, como foi ultimamente opinada por Saramago».

3 – Sobre este ponto apraz reproduzir as últimas opiniões que têm chegado verbalmente ou por esta via:
3.1 – “Gostava de não ter de aceitar uma decisão de Federação, porque o mais forte tem sempre mais potencialidade de impor a sua vontade e os seus interesses”.
3.2 – “Nós estaríamos nas actuais condições dos Bascos, para pior, porque os Bascos têm grande riqueza mineral e industrial e são pessoas válidas”.
3.3 – “Enquanto nós, pelo contrário, não dispomos de recursos naturais e, como pessoas, só temos defeitos... desorganizados, preguiçosos, calaceiros, desonestos, invejosos, desconfiados...”
3.4 – “Por vezes, perante a incapacidade dos governantes que nos têm gerido nas últimas décadas, poder-se-á concluir que nada seria melhor sob a pata de um poder ibérico.”
3.5 – “Mesmo que essa hipótese pudesse ser actualmente encarada só o deveria ser depois de na Península haver vários Estados dispostos a federarem-se”.

De igual modo parece também ser oportuno, reproduzir um outro secular ditado que recorda que Roma e Pavia não se fizeram num dia:

4 – Sobre este ponto apraz reproduzir as últimas razões de ser, verbais ou por esta via, que se têm vindo a contrariar a “pedra dura”:
4.1 – Há que dar tempo ao tempo.
4.2 – Mas atenção...já há cerca de um terço de portugueses que aceitariam a opinião de Saramago. Esse número irá aumentar... não tenhamos qualquer dúvida.

4.2.1 – Os portugueses de hoje só cerca de 5% têm valoração aos níveis dos melhores do Mundo. A genética dos outros 95% é muito inferior. Sobre isto existe um blogue, http://senadonews.blogspot.com/ , no SENADO NEWS de 22 de Outubro de 2005 intitulado "IDIOSSINCRASIAS DOS PORTUGUESES.

4.3 – Por outro lado há que evitar soluções independentistas como sucedeu nas nossas ex-colónias... atenção à Madeira "que já está com o pé no estribo".
4.4 – A União Ibérica defende a FEDERAÇÃO IBÉRICA que será resolúvel a prazo.
4.5 – Será uma atitude – que irá novamente substituir os “Velhos do Restelo” – a tomar pelas Novas Gerações Portuguesas de acordo com os actuais “Ventos da História” que por cá só começaram a ser aceites há cerca de três décadas.

4.6 – Numa federação de estados federados são respeitados os valores tradicionais de cada um e os mais fracos são apoiados pelos mais fortes sob uma constituição para ser cumprida igualmente por todos.
(*) Coronel de Cavalaria
Foi publicado na Internet, no “blospot” SENADO NEWS.